Sabe aquela foto, feita ainda quando só existiam filmes em película (negativos ou positivos, este último também conhecidos como slides) e que com o passar do tempo, após muitos anos está deteriorada, com manchas causadas por umidade (embolorada), alteração das cores causada por exposição ao sol ou simples oxidação, ou ainda marcas de dobras e amassados por ter sido guardada de maneira inadequada? Então, se você não tem mais o negativo, ela pode ser restaurada digitalmente.
É claro que quanto mais a imagem estiver danificada, mais trabalhosa se torna a restauração, pois pode existir áreas onde será necessária a replicação de outras partes da mesma imagem, ou, ainda, nos piores casos, encontrar um objeto que existia na foto e não está mais lá, de maneira que tenha que ser fotografado e aplicado na imagem de restauração digital. Neste caso ainda tem um agravante, pois sendo um objeto antigo, encontrar algo idêntico não é tarefa fácil. Mas são casos extremos.
A maioria possui danos restauráveis a partir de outras partes da própria imagem, como esta abaixo.
Esta foto era de um poster de plástico com suporte de papelão ao fundo para manter a foto plana, muito comum há 50 anos! O plástico do poster estragou, a imagem foi enrolada e o canudo ficou guardado por muitos anos creio que em guarda-roupas. Isso fez com que aparecessem várias manchas por toda imagem, muito provavelmente devido à umidade. As bordas também sofreram danos, a parte mais exposta amassou causando ranhuras (parte do piso) e algumas dobras no meio.
Mas foi possível restaurá-la. Veja todo o processo neste vídeo.
Você possui alguma imagem quase se perdendo no tempo, não tem mais o negativo e gostaria de preservá-la? Entre em contato e vamos restaurá-la antes que não seja mais possível. Não deixe o registro fotográfico se apagar!
Clique aqui e vamos conversar sobre a restauração da sua foto.